segunda-feira, 9 de julho de 2012

Preparativos para o ENEPe 2012!!!

Está chegando a hora de colocar o pé na estrada. Como já falamos, a saída será dia 13/07 às 23 hrs da FEBF.

Pra você já ir preparando sua mala, vamos dar algumas dicas importantes:

1) Não esqueça seus materiais de higiene pessoal: sabonete, shampoo, escova de dente, pasta de dente, etc. Para os meninos também é importante levar barbeador, porque brincar de náufrago tá fora de moda. Pras meninas, absorvente é importante.

2) Colchão inflável ou colchonete é importante, as costas (e os joelhos dependendo da ocasião rs) agradecem. E junto a isso, roupa de cama. Pessoal, em Minas vai tá um frio do baralho (ainda mais pra nós cariocas), então levem um cobertor ou edredom ok?

3) Lavar roupa em ENEPe é difícil. Alguns conseguem a façanha, mas é melhor levar uma roupinha pra cada dia. Não esqueçam das roupas de festa, seremos tod@s top na balada! Atenção: roupa íntima não precisa nem falar né? Levem também casacos, moletom, cachecol, e toda a parafernália q usamos para combater o frio.

4) Mesmo que você tenha escolhido alojamento, se tiver barraca leve. Se lá na hora você não se sentir confortável no alojamento, poderá armar sua barraca e obter a privacidade necessária para determinadas situações.

5) Cadeado para mala e barraca é essencial. Não costumam acontecer problemas, mas é sempre bom prevenir.

6) Filho de ENEPe é coisa triste de acontecer. Camisinhas e mais camisinhas! Além de prevenir a gravidez, também nos protege das famosas DST´s.

7) Bom senso! O ENEPe é um encontro com um forte cunho político, mas também social. Conheceremos pessoas do Brasil inteiro, e teremos de conviver com tod@s. Logo é preciso de um mínimo de respeito coletivo. Vamos aproveitar a viagem, nos divertir, participar das atividades, etc. Sempre entendendo que existem limites para o convívio saudável.

Machismo: o ENEPe é um encontro do curso de Pedagogia, onde geralmente a grande maioria é formada por mulheres, porém também existem homens no curso, e também no encontro de outros cursos que participam. Esperamos que nesse encontro não aconteçam "brincadeiras" machistas como no último, onde algumas pessoas fizeram corredor para acompanhar a saída das meninas do banho, etc. Somos tod@s adultos, e se você precisa ficar na porta de um banheiro pra ver mulher de toalha, sua situação tá triste hein filhão?

Homofobia: a diversidade humana é uma coisa maravilhosa. Vamos respeitar a população LGBT que esteja participando do encontro. Muitas vezes essas pessoas sentem-se ameaçadas de usar o banheiro coletivo, ou de andar pelo encontro sem companhia por receio de ser agredida. A homofobia existe, e é preciso que o encontro dê o exemplo de que é mais do que necessário respeitar toda e qualquer pessoa, independente de sua orientação sexual ou identidade de gênero! Se você, homem ou mulher heterossexual, se sente ameaçado pela presença de uma pessoa homossexual, é preciso rever seus conceitos!

Racismo: incluindo também o racismo regional. Pessoal do Brasil todo estarão nesse encontro, e ao invés de procurar conflitos culturais, procure aprender com a cultura alheia. Esse país é tão grande que temos vários saberes e costumes dentro dele dos quais não temos conhecimento. Desvalorizar outra pessoa devido à região de onde ela vem é infantil. E quanto ao racismo por cor, é crime e ponto final.

Nós do CA HENFIL contamos com a participação de tod@s, e também no cuidado para que o encontro seja o melhor possível, agregando experiência a nossa formação!

Um comentário:

Bruno Nascimento disse...

mto bom texto, além de ser divertido! bon voiage a todos.