CA Henfil, o que é isso??


Segundo a Wikipédia, Centro Acadêmico, no Brasil, é “uma entidade estudantil que representa, normalmente, os estudantes de um curso de nível superior, podendo representar estudantes de diversos cursos de uma mesma faculdade.”
            No nosso caso, somos o Centro Acadêmico dos estudantes de Pedagogia da FEBF/UERJ. A gestão atual foi eleita através de votos dos estudantes em Abril/2012, e a duração desta é de um ano.
            Voltando a Wikipédia, podemos verificar as funções de um Centro Acadêmico:
 Suas funções podem ser e em geral são diversas. Algumas delas são: a organização de atividades acadêmicas extra-curriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a faculdade; realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros.”

            Logo, o CA (sigla para Centro Acadêmico) tem como principal função utilizar o espaço acadêmico para ampliar atividades e promover atividades que possam contribuir para a formação e informação dos estudantes. Auxiliando também em reivindicações que possam surgir, lutando em favor de melhorias que venham em benefício de todos.
            Cada gestão eleita tem como base um plano de lutas. Este plano é fundamental para que os estudantes possam saber quais são as intenções da chapa candidata e possa decidir de forma justa qual deve ser eleita para representar a todos.
            Nós do CA HENFIL temos diretrizes que servem como norte para qualquer decisão e posicionamento. São elas:
Exigimos mais professores concursados na FEBF;
A construção do bandejão da FEBF;
Creche Universitária;
Melhoria do nosso campus;
Luta por melhorias na educação pública básica e superior;
Luta pela valorização da profissão d@ pedagog@;
Aprofundar o debate sobre a regulamentação da profissão d@ pedagog@.
 Não ao machismo e ao sexismo;
Não à homofobia;
Não à criminalização do movimento estudantil e popular(...)


            Entre as atividades organizadas e propostas pela atual gestão, estão:
·        EFEPe ;
·        ENEPe; (14 - 21/07 – UFMG - Belo Horizonte) ;
·        IV Semana de Pedagogia (data a definir – FEBF);
·        II Semana Pluralidade & Diversidade (data a definir – FEBF);




Essas atividades são sempre organizadas acerca de um tema, que venha a contribuir significativamente para a formação de pedagogos. Alguns são encontros feitos em conjunto (como o EFEPe e o ENEPe, onde nossa gestão participa ativamente da construção) e os demais são organizados internamente. Além disso, o CA propõe a participação em atos e demais formas de reivindicações estudantis.
        O principal é que o CA representa os estudantes, e dessa forma deve ser construído com todos. A atual gestão “Um Grito Só Não Basta” é aberta. Isso significa que qualquer estudante, mesmo que não tenha feito parte da chapa na época da eleição, pode participar ativamente da construção das atividades, fiscalizar ações, emitir opiniões, etc.