quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Nota Circular do CA Henfil


Depois dessas férias muito bem-vindas para toda comunidade discente da FEBF/UERJ, após nosso Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia, muito feliz e com muitos avanços a cerca do MEPe. Na primeira semana de aula fomos surpreendidos com a notícia de que, a Reitoria da UERJ junto a Petrobrás, FUNDEC, PMDC, CAp e etc, estavam em negociações avançadas a cerca da transferência da FEBF, que hoje é localizada no bairro da Vila São Luís, para Stª Cruz da Serra/Xerém.
                Será que o Reitor mais uma vez esperou as férias para sair aprovando e fazendo acordos pelas costas dos estudantes, técnicos e professores?! Sim, ele repetiu a proeza!! Para quem não se lembra, no começo do ano liberaram a minuta do HUPE, onde nosso “Magnífico Reitor” passou por cima dos conselhos e tentou aprovar a qualquer custo a tal minuta que propunha em seu conteúdo “autonomia” para captação de recursos na iniciativa privada, ou seja, dando brecha para um bem público se tornar privado, até uma matéria do Jornal do Brasil foi publicada neste sentido. Então um conjunto de professores, estudantes e funcionários denunciaram esta proposta privatizante e derrubaram a minuta.
Nas últimas 3 reuniões que tivemos com a direção nos Conselhos Departamentais ampliados, com a participação não só dos conselheiros, mas também do corpo discente da FEBF, avaliamos que há uma coesão de opinião a cerca de, se houver de fato uma transferência que ela seja feita nos marcos das antigas bandeiras levantadas pelo MEPe da FEBF, a exemplo: bandejão, ônibus intercampi,  auditório decente, bibliotecas que atendam as nossas demandas e muito mais professores efetivos e bolsas para propiciar ao alunado condições de se manter na universidade. Além de atender as novas demandas que surgirão com a nova realidade que teremos no novo campus como: Creche universitária (já que a maioria do nosso curso é composto por mulheres e muitas destas são mães), que todas as exigências seja garantida por Lei/decreto estadual (nos dando a máxima segurança) e alojamento.  O que ficou claro para todos que estão participando das discussões é que “não iremos para lá para ser lá o que somos aqui”, o que significa que só nos transferiremos com nossas reivindicações atendidas.

•Não à mudança
•Se houver mudanças, que seja por uma FEBF melhor e que continue sendo pública, gratuita e de qualidade.
•Que a mudança se de com Lei/Decreto estadual.
               
E-mail e orkut: caped.febf@gmail.com

Nenhum comentário: