Na última quarta-feira, dia quatro de agosto, às dez horas, na Secretaria de Fazenda e Planejamento, foi realizada a primeira reunião entre representantes da UERJ e da Prefeitura, a propósito da instalação do Campus Universitário no Município de Duque de Caxias, que está sendo construído pela PMDC, com financiamento da PETROBRÁS, em Santa Cruz da Serra, à margem da Rodovia Washington Luiz, sentido Rio de Janeiro, antes do Pedágio, no sentido Petrópolis.
Participaram da reunião, representando a PMDC, o secretário de Fazenda e Planejamento, a Secretária de Educação, a Diretora de Ensino da SME, o Presidente, a Diretora Executiva e a Gerente de Legislação e Convênios da FUNDEC (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais da PMDC) e assessores.
Pela UERJ, o Reitor, o Diretor e a Vice-Diretora da FEBF, o Diretor do Instituto de Educação Física e Desportos, o Coordenador de Interiorização das Ações de Extensão do DEPEXT/SR-3, Prof. Paulo Mainhard, a Diretora de Planejamento, a Coordenadora de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento, o Prefeito dos Campi, a Diretora da Divisão de Arquitetura e a Vice-Diretora do CAP.
O Secretário de Fazenda e Planejamento deu início à reunião, reafirmando a decisão da PMDC de estabelecer parceria com a UERJ para promover a instalação e o funcionamento do Campus Universitário. Esclareceu o Secretário que já estão sendo feitas gestões junto às empresas de ônibus, para viabilizar, em condições adequadas o transporte para os estudantes e, também, que será negociada com a PETROBRÁS, de imediato, a construção de mais dois prédios, a fim de que a FEBF possa transferir-se para o Campus.
Em seguida, o Reitor confirmou a intenção da UERJ de firmar esta parceria com a PMDC, esclarecendo que conta com o apoio do Governo do Estado para a iniciativa e assinalou enfaticamente o papel desempenhado até aqui pela FEBF, a sua crescente qualificação, bem como o seu potencial de realização.
O Diretor da FEBF, com a anuência do Reitor, depois de ressaltar a longa folha de serviços prestados pela FEBF ao município, deixou clara a possibilidade de interagir, estabelecendo como parâmetro básico desta interação a exigência de que sejam oferecidas condições seguras, para a ampliação do campo de nossa atuação acadêmica, com as licenciaturas de Química, Física, Biologia, Letras, História, Artes e o Doutorado em Educação, Cultura e Comunicação, uma vez que as duas outras condições já estariam com os seus atendimentos projetados – os novos prédios e o transporte para os estudantes.
Foi também apresentada a proposta de criação de um Colégio Técnico nas atuais instalações da FEBF, campo de estágio para os nossos estudantes e de formação profissional, em nível médio, para os jovens do município. Proposta recebida com entusiasmo pelos representantes da Prefeitura.
A Diretora Executiva da FUNDEC, no prosseguimento da interlocução, afirmou, com o endosso dos demais representantes da PMDC, que a Prefeitura avalia como extremamente necessária, além da presença da FEBF e do IEFD, a abertura de um curso de Engenharia na área de Petróleo e Gás, por pertinência com as ações de desenvolvimento do município, a partir da base tecnológica nele já instalada. Relativamente à FEBF, concordou com a configuração apresentada pela Direção da Unidade e, seguindo a linha de proposição fundamentada nas características socioeconômicas e no mercado de trabalho do município, propôs que a FEBF implantasse bacharelados a fim de formar geógrafos, matemáticos, químicos, físicos e biólogos.
Com o objetivo de dar sequência a esses entendimentos preliminares e formular o projeto de parceria, está sendo criada uma Comissão a ser integrada por representantes da PMDC e da UERJ, cuja primeira reunião está marcada para o próximo dia 12, quinta-feira, às dez horas, na sede da FUNDEC.
Em face das informações aqui apresentadas, a Direção da FEBF convoca uma Reunião Extraordinária Ampliada do Conselho Departamental, no dia onze, quarta-feira às onze horas para a qual convida os docentes, os técnicos administrativos e as direções dos Centros Acadêmicos de Pedagogia, Matemática e Geografia.
CONSELHO DEPARTAMENTAL – REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA AMPLIADA
DIA 11/08/2010 – QUARTA-FEIRA – 11 HORAS