Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia
Reunião: 12 e 13 de dezembro de 2009
Universidade de Brasilia – UnB
Brasilia – DF
Atualização: 22/01/2010, 23h55
Presentes: Adélia (UEMG/MG), Adriane (UFMG/MG), Alessandro (USP/SP), Alisson Costa (UnB/DF), Allan (UERJ/RJ), Ana Luísa Fonseca (UnB/DF), Artur Kraimmer (PUC/SP), Aryanne Martins (UFMG/MG), Carolina (UEMG/MG), David Batella (UEMG/MG), Deise Rocha (UnB/DF), Eduardo (UNIRIO/RJ), Elaine Maciel (UFG/GO), Gabriela Almeida (UnB/DF), Isadora (Unicamp/SP), Josiane Afonso (UERJ/RJ), Luciano Pinheiro (UnB/DF), Marco Aurélio Silva (USP/SP), Natália (UnB/DF), Nice (UFMG/MG), Nilson “Shurato” (UNICAP/PE), Núbia Sellen (UnB/DF), Nyh Marinho (UERJ/RJ), Paulo Brasil (UnB/DF), Pedro (UFPE/PE), Rafael Ayan (UnB/DF), Rafaella Cerveira (UnB/DF), Raphael Pequeno(UNIRIO/RJ), Tayane Pessoa (UnB/DF), Virgílio (UnB/DF), Wesley Oliveira (UnB/DF).
Pauta: Prestação de Contas do 12º FONEPe
Finalização do Projeto do 30º ENEPe
Obs.: todas as deliberações foram tomadas por consenso, com exceção da indicação do nome de Cristovam Buarque para a mesa de Políticas Públicas para a Educação Básica.
12 de dezembro de 2009:
Apresentações dos Presentes na Reunião
Proposta de acréscimo de ponto de pauta: Balanço geral do 12º FONEPe.
Informes:
Wesley Oliveira (UnB): Ocupação na CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) pelo movimento “Fora Arruda”, Batalha do Buriti do dia 09/12/2009 e várias manifestações de rua pela cidade e manifestações do Movimento Fora Arruda. Construção do 30º ENEPe: já ocorreram reuniões com o reitor, prefeito do Campus e DAC (Decananato de Assuntos Comunitários da UnB), além de passagens em Faculdades Particulares. Informou ainda do apoio institucional FE (Faculdade de Educação da UnB) e sobre as reuniões da Organização do 30º ENEPe.
Nyh Marinho (UERJ): Construção do EFEPe (Encontro Fluminense dos Estudantes de Pedagogia) com data marcada para 9 e 10 de abril de 2010.
Elaine Maciel (UFG): formada em Pedagogia pela UFG e ex-representante da ExNEPe, relatou que não foi feita prestação de contas de encontro realizado na UFG em maio de 2006 e chamado com o nome de 8º FoNEPe, indevidamente, pelo fato da responsável pela ata com a devida prestação ter se formado e mudado de estado (Bahia). Ainda, afirmou que assim que conseguir a ata levará para conhecimento da ExNEPe.
Balanço do 12º FoNEPe
A Executiva Mineira destacou os pontos positivos do Fórum, como o fato de ter cerca de mais de 200 inscritos(as) no encontro e o conteúdo político das mesas. Também ressaltaram que foi o primeiro encontro a discutir a regularização da profissão e que houve uma boa participação dos(as) inscritos(as). Destaque para o fato do encontro ter cumprido com os objetivos e a necessidade do MEPe se organizar, sendo que o ínicio dessa organização começa na própria faculdade. Como pontos negativos, avaliaram o fato de ter sido uma equipe pequena trabalhando no encontro, que tem implicações na organização. Também ressaltaram a estrutura física do FoNEPe, como os chuveiros no alojamento e a resistência que escolas tem em disponibilizar o espaço para estudantes universitários. Comunicaram um furto na faculdade, com o qual tiveram que arcar: arrombaram o armário do banheiro da faculdade disponibilizado para o banho e furtaram o tênis de um servidor.
Outras pessoas destacaram a condução dos GDs e como isso influenciou na condução da Plenária Final. Precisa-se de orientação e clareza nas propostas que saem dos GDs, para uma boa condução da Plenária Final. Artur Kraimmer (PUC-SP) sugeriu que o cronograma dos encontro devam alternar os GDs com as mesas, ao invés de realizá-los em modo simultâneo. Dessa forma, ficará sempre um GD precedido de uma mesa, diminuindo dúvidas na Plenária Final. Citou ainda que a última mesa ultrapassou o tempo previsto, diminuindo o tempo dos GDs.
Prestação de Contas do 12º FoNEPe
Relatora: Adriana (UFMG)
Entradas: R$ 17.479,40
Saídas (gastos): R$ 16.308,20
Saldo: R$ 1.177,20
Recibos extraviados nos valores e a que são referentes:
R$ 120,00 – manutenção física
R$ 140,00 – motorista do ônibus
R$ 20,00 – concerto do armário arrombado
Foi exposto que o estatuto da ExNEPe não diz nada sobre saldos (positivos ou negativos) dos encontros. Iniciou-se a discussão sobre o que se fazer com o saldo do 12º FoNEPe. A comissão organizadora do 30º ENEPe expôs que prefere trabalhar com o caixa próprio, pemanecendo o saldo do 29º ENEPe com a Organização do mesmo (conforme deliberado na Plenária Final do 29º ENEPe) e o saldo do 12º FoNEPe com sua respectiva Organização, seguindo o mesmo princípio, até que se decida sobre o que fazer com esse saldo na Plenária Final do 30º ENEPe.
Finalização do Projeto do 30º ENEPe
Obs: a relatoria está organizada por partes do Projeto. Algumas alterações foram feitas na própria reunião e outras serão reformuladas pelos responsáveis indicados em cada tópico.
3.0 Justificativa
Rafael Ayan (UnB) e Wesley Oliveira (UnB): esclarecimento sobre apêndice ao Projeto colocando os 50 anos de Brasília e a gestão sustentável do 30º ENEPe.
Supressão no 1º parágrafo (p. 10-11): retirar o trecho “Professores(as) em formação…diante dessa situação”.
Reformulação no 2º Parágrafo (p. 11): reformular o trecho “É importante observar…no Brasil e no mundo?”. Responsável: David Batella (UEMG).
- EIXOS TEMÁTICOS
4.1 – Práticas Pedagógicas Transformadoras
Supressão no 1° parágrafo (p.12): retirar o trecho “Não se refere À uma revolução armada, mas”.
4.2 – Políticas Públicas para a Educação Básica
Acrescentar um parágrafo crítico. Responsáveis: Artur Kraimmer (PUC-SP), Carolina (UEMG) e Adriane (UFMG).
4.3 – Avaliação dos Profissionais do Ensino
Mudança no nome do Eixo para “Avaliação na Educação Básica”. A Diretora da FE/UnB, Inês Maria, já havia conversado conosco sobre a possibilidade de reformular o 1º Parágrafo (p. 14) por algumas inconsistências conceituais. Incluir discussão do Novo ENEM. Responsáveis: Aryanne Martins (UFMG) e Marco Aurélio Silva (USP).
4.4 – Regulamentação da Profissão
Não houve alteração.
4.5 Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs)
Justificativa do nome do eixo realizada pela Organização do 30º ENEPe. Discute-se o nome/tema do eixo e o objetivo de discussão. Merilin B. (Mestrado Educação-UNESP), via Web, esclarece sobre os dois pontos a serem discutidos, quais sejam: a) utilização de recursos tecnológicos; e b) incorporação de TICs como formação de ensino. Ainda, encaminha uma proposta: que se discuta EaD e tudo que se implica ao uso das TICs e a precalização do trabalho. Para a mesa do tema, será colocado um palestrante a favor e outro contra a EaD na Educação Superior. Reformulação do eixo (tema e justificatriva): Nilson “Shurato” (UNICAP), Aryanne Martins (UFMG) e Artur (PUC).
4.6 Currículo da Educação Básica e Currículo da Pedagogia
Reformulação do nome do Eixo para Currículo da Educação Básica. Supressão do 1º e 3º parágrafos (ps. 17 e 18). Supressão no 2º parágrafo (p. 17): retirar o trecho “De 2003 à 2006…formação do(a) pedagogo(a)”. Responsável: Organização do 30º ENEPe (DF).
4.7 Movimento Estudantil de Pedagogia
Acrescentar o motivo de só haver 1 FoNEPe por ano (deliberação do Estatuto votado na Plenária Final do 28º ENEPe, ocorrido na UFES em 25/07/2008). Explicar sobre o trabalho de base da ExNEPe nas Instituições de Ensino, bem como sua aproximação com as classes populares. Exemplificar o que foi discutido nos últimos encontros. Responsável: Organização do 30º ENEPe (DF).
13 de dezembro de 2009
Programação Oficial – Definição e indicação de nomes para as mesas
Rafael Ayan (UnB) inicia fazendo leitura sobre as propostas de progamação, mesa e indicação de nomes coletadas por e-mail e durante o 12º FoNEPe. Carolina (UEMG) propõe a supressão das Atividades Recreativas, afirmando que o espaço deve ser usado de outra forma. Deise Rocha (UnB-DF) justifica a existência da atividade na programação e a política que ela traz consigo. Carolina (UEMG), após ouvir a explicação, retira a proposta. As Atividades Recreativas permanecem no 30º ENEPe, dividindo o horário com a Reunião das Delegações. Os presentes na mesa colocam em discussão a existência de mesas simultâneas. Entra em discussão se há espaço que comporta grande número de pessoas para as mesas, e a importância de não haver concorrência entre eixos. A proposta aprovada coloca uma única mesa simultânea com os eixos “Avaliação na Educação Básica” e “Currículo da Educação Básica”, ficando os demais eixos como únicas atividades no horário programado.
4.1 – Práticas Pedagógicas Transformadoras
Não vai funcionar como Mesa Redonda e sim como Rodas de Diálogo simultâneas. Assim, serão 7 Rodas de Diálogo com a indicação dos seguintes participantes:
Roda 4.1.1 – Alfabetização de operários da construção civil/empregadas domésticas
- Escola Popular em Belo Horizonte – ver contato com Aryanne Martins (UFMG)
Roda 4.1.2 – Pedagogia Libertária
- Ângela Maria de Souza Martins (UNIRIO-RJ) – facilitadora titular
- Silvio Donizetti de Oliveira Gallo (UNICAMP-SP) – facilitador titular
- Tadeu Queiroz Maia (UnB-DF) – facilitador suplente
Roda 4.1.3 – Educação Integral
- Vera Malaguti de Souza Weglinski Batista (UFF-RJ) – facilitadora titular
- Álvaro Sebastião Teixeira Ribeiro (UnB-DF) – facilitador suplente
Roda 4.1.4 – Educação Ambiental
- Núcleo Agenda Ambiental UnB (NAA-DEX/UnB) – facilitador titular
- Celso Sanchez (UNIRIO-RJ) – facilitador titular
- Rodrigo Marcos de Jesus (UFMG-MG) – facilitador suplente
- Marcos Sorrentino (USP-SP) – facilitador suplente
Roda 4.1.5 – Educação para diversidade: práticas de combate à homofobia
- Ricardo Santana (Coletivo Kiu-Bahia) – facilitador titular
- André Macedo (Coletivo Kiu-Bahia) – facilitador suplente
- Taisa Ferreira (Olga Mettig-BA) – facilitadora suplente
Roda 4.1.6 – Educação para diversidade: práticas de combate ao racismo
- Nilma Lino Gomes (UFMG-MG) – facilitadora titular
- Muniz Sodré (UERJ-RJ) – facilitador suplente
Roda 4.1.7 – Práticas contra a criminalização da infância
- Walter Ernesto Ude Marques (UFMG-MG) – facilitador titular
- Flávia Inês Shilling (USP-SP) – facilitadora suplente
- José Sérgio Fonseca de Carvalho (USP-SP) – facilitador suplente
- José Serra Dacio Lobo (UFF-RJ) – facilitador suplente
4.2 – Políticas Públicas para a Educação Básica
A Organização do 30º ENEPe (Brasília) indicou o nome do Professor Critovam Buarque para compor a mesa. Os presentes se dividiram sobre a indicação, colocando-se contrários pelo fato de ser um político e 2010 ser ano eleitoral, preocupando-se com uma possível propaganda por parte do indicado. Os demais se mantiveram a favor, inclusive a maioria dos que estavam participando da reunião pela TV Web ENEPe 2010, afirmando que estar em ano eleitoral ou ser político não retrocede no desenvolvimento do MEPe, mas acrescenta. Ainda, o grupo favorável à participação de Cristovam Buarque informou que o mesmo não é um defensor incondicional do PDE e é o único parlamentar que pauta a Educação, e mais especificamente a Educação Básica, no Senado. Cristovam Buarque também é professor, até hoje, da UnB, tendo sido reitor da universidade e diversas formulações sobre a educação nacional. Como o debate se prolongou, propuseram-se que a decisão fosse tomada no final da reunião, após a aprovação dos nomes dos outros eixos, o que foi acordado. Ao final da reunião, a Organização do 30º ENEPe (Brasília) manteve o nome de Cristovam Buarque, e ainda não há a indicação de outro nome como facilitador titular ou suplente para compor a mesa com Cristovam.
- Cristovam Buarque (Comissão de Educação Senado Federal) – facilitador titular
4.3 – Avaliação na Educação Básica
Obs.: simultânea com a mesa “Currículo na Educação Básica”.
- Raquel de Almeida Moraes (UnB-DF) – facilitadora titular
- Ocimar Munhoz Alavarse (USP-SP) – facilitador suplente
- Rômulo Radicchi (MOCLATE-Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação) – facilitador suplente
4.4 – Regulamentação da Profissão
- Erasto Fontes Mendonça (UnB-DF) – facilitador titular
- Hajime Takeuchi Nozaki (UFMT-MT) – facilitador titular
- Mariana Reis (Mestrado Educação-UFRJ-RJ) – facilitadora titular
- Adriana Machado Penna (MNCR-Movimento Nacional Contra a Regulamentação da Profissão) – facilitadora suplente
- Sônia Guariza Miranda (UFPR-PR) – facilitadora suplente
4.5 Tecnologias da Informação e Comunicação
- Maria Luiza Pereira Angelim (UnB-DF) – facilitadora titular
- ANDES-SN – facilitador titular
- Carmenísia Jacobina Aires (UnB-DF) – facilitadora suplente
4.6 Currículo na Educação Básica
Obs.: simultânea com a mesa “Avaliação na Educação Básica”.
- José de Souza Miguel Lopes (UEMG-MG) – facilitador titular
- SINDIUTE (MG) – facilitador titular
- Maria Roseli de Sá (UFBA-BA) – facilitadora suplente
4.7 Movimento Estudantil de Pedagogia (MEPe)
Concordou-se que não será uma mesa, por não haver consenso em quem poderia compô-la, sendo substituída por um GD estatutário. No lugar da mesa de MEPe entrará uma mesa intitulada “Conjuntura Política no Brasil e no Mundo”.
- Grupo de estudos Marxismo, Leninismo, maoísmo – ver contato com Eduardo(UNIRIO)
- MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra) – facilitador titular
- LAPA (Laboratório de Estudos de Práticas da Auto-gestão) – ver contato com Raphael Pequeno(UNIRIO)
- FAG (Federação Anarquista Gaúcha) – facilitador titular
- FARJ (Federação Anarquista do Rio de Janeiro) – facilitador suplente
Orientações Gerais ao 30º ENEPe
Mesa de Abertura
Recepção (dinâmica): facilitadora – Rosângela Azevedo Correa (UnB-DF)
Apresentação do tema do 30º ENEPe
Credenciamento
A EEEPe-SP (Executiva Paulista dos Estudantes de Pedagogia) fez uma proposta de credenciamento virtual, pois fizeram o mesmo no EPEPe 2009 (Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia) e obtiveram bastante êxito. Sendo assim, a EEEPe-SP foi integrada à Coordenação de Credenciamento do 30º ENEPe.
Edital de Trabalhos e Ficha de Inscrição
Já havia uma proposta da Coordenação Científica de aumentar o número de trabalhos de 4 para 7 por eixo, que infelizmente não foi discutida devido ao término do tempo da reunião – as pessoas tinham que retornar aos seus estados. Dessa forma, a aprovação depende de uma Reunião de Organização do 30º ENEPe. Até o momento, ninguém da Organização do 30º ENEPe não se manifestou contrariamente ao aumento do número de trabalhos por eixo, o que é um indício de que provavelmente será aumentado. Sobre a Ficha de Inscrição, vamos discuti-la juntamente com a EEEPe-SP, que se integrou à Coordenação de Credenciamento.
Relatoria: Comissão Organizadora do 30º ENEPe/Bsb (DF)
Vídeos da Reunião Presencial/Virtual da ExNEPe
12 e 13/12/2009, Sala de Reuniões da Faculdade de Educação da UnB
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